Pular para o conteúdo
Voltar

Laura Paschoalick lança seu primeiro trabalho autoral com canções inéditas

O projeto contemplado no Edital MT Nascentes será apresentado em vídeo, e-book e audiobook
Dayanne Santana | Secel-MT

- Foto por: Divulgação
A | A

A cantora, instrumentista e compositora Laura Paschoalick lança nesta quarta-feira (28.04) o vídeo do show "Cativa Caatinga", seu primeiro trabalho autoral com canções inéditas. O evento de lançamento será transmitido às 20h, na página da artista no Facebook.

O projeto foi contemplado no Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Além do vídeo, serão lançados o e-book e audiobook "Literaturas Baixas", que poderão ser acessados aqui.

Com músicas autorais de Laura, o projeto investiga fronteiras territoriais, geográficas e artísticas. Desdobra-se em diversas leituras possíveis, como na literatura, artes visuais e audiovisual. Da mesma forma que a música foi transposta para o universo literário, ilustrativo e em vídeo, a literatura foi musicalizada e as ilustrações animadas, proporcionando diferentes formas de interação e fruição da obra.

Nas canções estão presentes os ritmos, elementos harmônicos e melódicos tradicionais de algumas localidades sertanejas como o baião, coco, carimbó e siriri cuiabano, potencializados pela rabeca, mocho, ganzá cuiabano, maracas e o pandeiro de couro, possibilitando uma imersão na música popular brasileira. O trabalho de Laura Paschoalick soa como um depoimento cultural de raízes, unindo uma poética sonora de tambores e cordas.

O livro digital e audiobook “Literaturas Baixas” apresentam poemas, trovas e músicas de Laura, com ilustrações da artista visual Letícia Paschoalick e contos da professora de literatura Luana Araújo. O projeto reúne a produção de três mulheres que através da arte se inspiram, dialogam e registram a sociedade contemporânea, promovendo dentro de cada área de domínio, sua leitura e forma de expressão levando em conta tradições orais e circulares da cultura popular brasileira.

Laura Paschoalick nasceu em 1994, na cidade de Marília (SP). Reside em Cuiabá (MT) desde 2014. É graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso em Comunicação Social com habilitação em Radialismo.

Serviço

Lançamento do vídeo, e-book e audiobook do projeto "Cativa Caatinga"

Data: 28 de abril de 2021 (quarta-feira), às 20h

Local: Facebook de Laura Paschoalick