Pular para o conteúdo
Voltar

E-book reúne histórias e aprendizados de iniciativas da economia criativa em Mato Grosso

Livro digital do programa voltado à aceleração de negócios criativos está disponível para download no site da Secel-MT
Cida Rodrigues | Secel-MT

Delícias da Rozi: uma das iniciativas premiadas no MOVE_MT - Foto por: Pedro Ivo
Delícias da Rozi: uma das iniciativas premiadas no MOVE_MT
A | A

O e-book com as histórias e os principais aprendizados das iniciativas que participaram do MOVE_MT 2022 está disponível para download (link aqui).  O programa, voltado à aceleração de negócios criativos e socioculturais da economia criativa em Mato Grosso, é promovido pela a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Labora - Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro. 

Durante seis meses, o MOVE_MT proporcionou gratuitamente mais de 2.500 horas de formação e mentorias a projetos e negócios criativos de Mato Grosso. Ao todo, foram 243 empreendedores impactados e 30 iniciativas selecionadas para o ciclo de aceleração gratuito de seis meses, que incluiu workshops coletivos e mentorias individualizadas. 

A primeira fase do projeto ofertou workshops gratuitos sobre inovação, modelagem de negócios inovadores, ferramentas de tecnologia para negócios digitais e técnicas de Pitch. As atividades movimentaram artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa de todo o Estado.  

Na segunda etapa, o MOVE_MT selecionou, por meio de edital, 30 iniciativas para participação no ciclo de aceleração, com capacitações que visaram amadurecer os processos de gestão e embarcar tecnologia no modelo de atuação.

Cada iniciativa selecionada no edital recebeu uma ajuda de custo como prêmio pela participação. Ao final, os cinco finalistas, que obtiveram o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração, foram ainda premiados com investimento financeiro em seus negócios.

“Só temos a agradecer a chegada do MOVE_MT em nosso negócio. Daqui pra frente, não somos mais os mesmos e descobrimos que não estamos sozinhos. A Sumac existe para que artistas autorais consigam viver de sua arte. Nós somos quem acelera esses artistas de Mato Grosso e o programa nos acelerou para avançarmos em nosso trabalho de mostrar para o Brasil a potência cultural que temos aqui”, destaca Lucas Oliveira, sócio da Sumac Records, uma das finalistas do Move_MT.

Além da Sumac Records, as outras iniciativas premiadas no MOVE_MT foram a Encontrei Brechó, Delícias da Rozi, ArtGi e Cadju Filmes. O programa ainda contemplou 14 empreendedores de nove negócios, que participaram de um intercâmbio de uma semana no Lab Oi Futuro, espaço idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups de impacto social de todo o Brasil.

Para finalizar, as experiências e aprendizados de toda a jornada foram registrados no e-book do programa, que traz entrevistas e depoimentos das 24 iniciativas que concluíram o processo. 

“Os dados publicados no e-book comprovam o grande potencial dos negócios criativos de Mato Grosso e nos confirmam que, de fato, este é um programa que promove o desenvolvimento do setor”, conclui Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel-MT.

Para conhecer as histórias e o impacto do MOVE_MT na economia criativa mato-grossense em 2022, clique aqui e baixe e-book