Pular para o conteúdo

Patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1983, a Casa Cuiabana foi construída no século 18. O prédio possui estilo colonial em taipa e adobe sobre alicerces de pedras cangas. Atualmente funciona como Centro Cultural Casa Cuiabana, um espaço destinado à realização de cursos, oficinas, exposições, workshop, palestras, seminários, shows e eventos variados, com o objetivo de formar pessoas nos segmentos de artes plásticas, artes cênicas e música.

Além das nove peças que compõem os espaços para os eventos, cursos e ações culturais, a área ainda conta com um quintal cuiabano projetado para uso múltiplo, onde há um teatro de arena.

A Casa Cuiabana foi revitalizada em 2020, com melhorias na infraestrutura, incluindo a acessibilidade, instalações elétricas, hidráulica, esquadrias, cobertura, banheiros, forro, pavimentação, piso antiderrapante, praça, substituição do madeiramento e jardim. Uma das mudanças perceptíveis foi a nova pintura, em tom de amarelo na fachada, que busca trazer a cor original da edificação.

Serviço

O Centro Cultural Casa Cuiabana é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes. Telefone: (65) 3624-2064.