Pular para o conteúdo


O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) está localizado no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, uma edificação de estilo colonial de 1858 que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma construção neogótica de 1918.

O passeio ao Museu de Arte Sacra de Mato Grosso já se torna interessante por sua importância arquitetônica, já que é considerado um dos mais importantes monumentos de estilo eclético que exibe combinações de elementos que podem vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica.

Fundado em 10 de março de 1980, o museu reúne diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa, e por doações particulares.

Em 1992, o Seminário e o Museu foram fechados. As portas foram reabertas ao público em dezembro de 2008, depois de concluída a primeira etapa do processo de restauração do Seminário.

Atualmente a missão do Museu é preservar, conservar, divulgar e transmitir a memória e a história acerca de seu acervo, assim assegurando o acesso dos visitantes aos bens museais em exposição, por meio de políticas que contemplam ações educativas, culturais e de pesquisa ao público visitante.As coleções do acervo são compostas de alfaias, pratarias, imagens, paramentos, retábulos e indumentárias provenientes dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX que levam os visitantes do Museu a uma viagem no tempo.

Serviço

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)

Endereço: Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino

Visitações: de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Ingresso:  R$ 5 

Telefone/recepção: (65) 3052-6528 

Telefone/mensagem: (65) 99965-0319

Site: https://www.museudeartesacra.org.br/